Anúncios
Todos nós estamos vivendo uma situação complicada no momento por causa do novo coronavírus que afetou nossas vidas de várias formas. Até mesmo para quem possui alguma viagem marcada para as próximas semanas, como tudo está muito incerto sobre o novo vírus, é preciso tomar certos cuidados. Muitas pessoas estão com dúvidas sobre o que fazer com sua viagem agora que o mais recomendado é o isolamento social, será que é mais recomendado adiar ou cancelar?
A orientação do que fazer com sua viagem você obterá a seguir, sendo que tudo está de acordo com as recomendações da própria Organização Mundial da Saúde, que promove a preservação da nossa saúde e bem-estar. O que você pode ter certeza é que não é nada recomendado viajar nesse momento, pois você corre o risco de pegar a doença ou até mesmo de contagiar outras pessoas. A seguir, confira todas as instruções do que fazer com sua viagem agora na época da pandemia.
Anúncios
É necessário adiar ou cancelar a viagem por conta do coronavírus?
Cada vez aumentam mais os casos de coronavírus em nosso país e ao redor do mundo, o que exige que mais medidas de proteção sejam adotadas com frequência. Diversos países estão passando pela chamada quarentena e isolamento social. O governo brasileiro está recomendando fortemente que todos fiquem em casa para evitar o contágio e o avanço da doença.
Em um cenário como esse, caso você tenha alguma viagem marcada, o mais recomendado é repensar se realmente vale a pena viajar e correr o risco de se contaminar e de trazer a doença para seus amigos e familiares. Algumas pessoas têm dúvidas se é necessário adiar ou cancelar a viagem e, na verdade, vai depender de quando ela está marcada.
Viagens até maio
Se a sua viagem for em abril ou em maio, o mais recomendado é sim remarcar ou cancelar a sua viagem. Estamos em uma época de quarentena e não sabemos até quando isso irá durar, mas não há muitas chances de isso acontecer rapidamente. Por isso, o mais recomendado é que viagens até maio sejam adiadas ou canceladas. Caso você viaje, corre o risco de pegar e transmitir o vírus, assim como de encontrar vários locais fechados por todo o país.
Caso sua viagem seja internacional, o cuidado precisa ser redobrado. Muitos países estão fechando suas fronteiras por causa do vírus e muitas companhias aéreas estão cancelando os seus voos. Você deve tentar ao máximo adiar ou cancelar a viagem. A boa notícia é que muitas companhias estão sendo mais compreensivas em relação a isso, justamente por causa da pandemia.
Só viaje em último caso e, se isso realmente for necessário, tome todas as precauções que são recomendadas para evitar ao máximo pegar a doença. E, quando retornar, fique de quarentena por cerca de 14 dias para garantir que não passará a doença para ninguém, caso tenha pego.
Viagens entre junho e julho
Caso sua viagem seja entre os meses de junho e julho, o mais recomendado a fazer no momento é esperar. Não há como saber como estará o cenário da pandemia no
Brasil e no mundo, além de que algumas companhias não liberaram o adiamento ou cancelamento gratuito para esses meses. Pode ser que até lá tudo tenha se normalizado ou não, por isso o mais indicado é esperar mais um pouco.
Você deve ficar de olho nas notícias para saber como está tudo e assim, mais para frente, poder tomar uma decisão. Tenha consciência de que as regiões mais afetadas pelo coronavírus precisarão de mais tempo para voltarem ao normal, leve isso em conta na hora de adiar ou cancelar sua viagem.
Viagens a partir de agosto
Se a sua viagem está programada para o segundo semestre do ano, aguarde também, pois há maiores chances de você não precisar adiar nem cancelar. Não é nada garantido e há chances de o cenário continuar ruim até lá, mas é importante manter as esperanças e torcer muito para que tudo volte ao normal o quanto antes.
Se o cenário continuar não muito favorável, provavelmente você conseguirá adiar ou cancelar sua viagem de modo muito mais fácil e sem gastar muito.
Como funciona o reembolso ou a cobrança de tarifa nesses casos?
Muitas pessoas se preocupam se vão ou não receber o reembolso caso cancelem a viagem ou ainda se a companhia irá comprar alguma tarifa para remarcar a data da viagem. Tudo vai depender de cada situação, na verdade. Caso a sua viagem seja cancelada pela própria empresa, você tem todo o direito de receber o seu dinheiro de volta sem ter que pagar nada.
No entanto, caso você queira cancelar por conta própria ou devido às medidas restritivas que foram anunciadas pelo governo, a companhia pode sim cobrar um tipo de taxa para devolver o dinheiro. Ao invés de lhe devolver o dinheiro, a companhia pode também oferecer crédito para você usar em outras viagens ou oferecer a remarcação da viagem com o pagamento somente quando o novo voo escolhido for mais caro do que o seu anterior.
A partir de março, o prazo para reembolso das passagens passou a ser de 12 meses, mesmo que o voo tenha sido ou não cancelado, o que torna mais difícil para quem deseja receber o valor pago de volta. Por isso, o mais recomendado é aceitar os créditos para usar em próximas viagens. Muitas companhias também estão permitindo a remarcação de viagens nacionais e internacionais sem cobrança de multa, diferença de tarifa ou qualquer outro custo, tudo por causa da pandemia.
Então, o que fazer?
Com todas essas informações, você pode descobrir e definir o que é melhor para o seu caso. É certo que você deve ou adiar ou cancelar a sua viagem, mas a escolha entre essas duas opções é sua.
Acesse os sites das companhias para conseguir sanar melhor suas dúvidas e então tomar a sua decisão com mais tranquilidade.