Passagens Aéreas Nacionais

Bagagem de mão: o que é permitido levar em sua viagem!

Se você vai fazer uma viagem de avião, seja nacional ou internacional, é preciso estar por dentro de todas as regras que englobam as bagagens, afinal elas são de grande importância e tais regras podem mudar com frequência. A bagagem de mão se caracteriza por tudo que você pode levar dentro do avião, sem necessidade de despachar. As regras podem modificar um pouquinho de uma companhia aérea para outra, mas basicamente, é permitido levar uma bagagem de mão de até 10 kg acompanhada de um item pessoal que pode ser ainda uma bolsa menor.

Há sempre muitas dúvidas sobre o que pode ou não ser levado em sua bagagem de mão, por isso, a seguir, nós esclareceremos todas as dúvidas.

Bagagem de mão voos nacionais

Desde 2017, a ANAC colocou em vigor uma regra que determina que a bagagem de mão não pode pesar mais do que 10 kg, sendo que seu volume deve ser estabelecido pelas próprias companhias aéreas.

LATAM, Azul, Avianca e GOL permitem uma bagagem de mão nos voos nacionais, juntamente de um item pessoal que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, computador portátil, cobertor ou até mesmo guarda-chuva. É preciso ainda que a bagagem de mão respeite as dimensões exigidas: 55 cm x 35 cm x 25 cm.

No caso de crianças de até dois anos, é cobrada 10% da tarifa para levar alimentação infantil ou um carrinho de bebê.

Bagagem de mão voos internacionais

Já para voos internacionais, as dimensões e regras variam de acordo com a companhia aérea, por isso é fundamental conferir todas as regras. O mais comum é ser permitida uma bagagem de mão com um item pessoal, sendo que essa quantidade pode aumentar no caso de clientes Premium das companhias.

Azul, Avianca e Gol permitem 1 bagagem de mão com 1 item pessoal, sendo o peso máximo da bagagem de mão de 10 kg. Já no caso das dimensões, varia. As dimensões exigidas pela Azul e pela Avianca são: 55 cm x 40 cm x 20 cm. Já a GOL, exige as seguintes dimensões: 40 cm x 25 cm x 55 cm.

No caso da LATAM, se sua passagem for da classe econômica, tem direito a 1 bagagem de mão e 1 item pessoal. No entanto, se a sua passagem for Premium, você tem direito a 2 bagagens de mão e 1 item pessoal. As dimensões exigidas pela companhia são: 55 cm x 35 cm x 25 cm. O peso também varia: no caso da classe econômica é 8 kg e no caso de Premium Econômica, é de 16 kg.

As companhias aéreas liberam todas as informações e detalhes sobre as bagagens em seus sites, por isso nunca deixe de conferir antes de comprar suas passagens e ir viajar.

O que pode ser levado na bagagem de mão

É importante ainda saber quais são os itens permitidos na bagagem de mão. É possível levar alguns cosméticos sólidos como é o caso dos batons, desodorantes, protetores labiais e muitos outros. Quem toma algum tipo de medicação também pode levar, desde que esteja acompanhada da prescrição médica em nome do passageiro.

Além disso, os medicamentos que não exigem a prescrição médica podem ser levados desde que possuam até 100 ml. Também é possível levar itens pessoais como documentos, carteiras, óculos, cintos, joias e outros. No caso de bebês e crianças, é possível carregar ainda mamadeiras e alguns alimentos industrializados, mas somente na quantidade necessária para o voo. Também são liberados aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como é o caso de celulares, câmeras fotográficas, notebooks e outros do mesmo tipo.

O que não pode ser levado na bagagem de mão

É também fundamental estar ciente de que itens são proibidos e não podem ser levados na bagagem de mão, assim você não corre o risco de ser barrado e de seus itens ficarem presos no aeroporto.

Não são permitidos objetos cortantes e/ou perfurantes nas bagagens de mãos. São objetos dessa categoria: tesoura de unha, canivetes e vários outros itens pontiagudos. Esse tipo de item deve ser despachado na bagagem.

Já no caso de líquidos, géis ou substâncias pastosas, até são permitidos, mas desde que estejam dentro de uma embalagem plástica e desde que cada frasco de produto não tenha mais do que 100 ml.

Também são proibidos na bagagem de mão: qualquer tipo de arma, ferramentas de trabalho, substâncias explosivas ou inflamáveis, assim como substâncias químicas e tóxicas.

Líquidos na bagagem de mão – voos nacionais e internacionais

É bom dar uma atenção especial aos líquidos, pois eles podem ser carregados, mas é preciso respeitar as regras. Em caso de voos nacionais, é possível carregar até 4 frascos de aerossóis que sejam de uso pessoal ou uso médico, sendo que cada um deve ter até 300 ml/g cada.

No caso de outros líquidos como shampoo, condicionador e até mesmo cremes hidratantes, não há nenhuma limitação. Também não há regras específicas para o caso de bebidas alcoólicas: é permitido carregar até 5 volumes sendo de 1 litro cada, devendo ter percentual alcoólico abaixo de 70%. Garrafas que sejam irregulares serão descartadas no aeroporto.

No caso de voos internacionais, as regras são um pouco mais rígidas. Todo tipo de líquido deve estar em um frasco com capacidade máxima de 100 ml, sendo o limite total de 1 litro. Isso é válido também para bebidas alcoólicas. Na prática, significa que o máximo de líquido que você pode carregar em sua bagagem de mão, é 1 litro. Os frascos ainda devem ser armazenados em embalagem plástica transparente que tenha fechamento hermético, para que a inspeção seja mais facilitada.

Exceções para a bagagem de mão

A bagagem de mão possui algumas exceções. Alguns itens que muitas vezes podem ser considerados perigosos, podem ser necessários para a viagem. Nesses casos, algumas exceções são: aparelho de barbear, relógio de pulso com alarme, bengalas, guarda-chuvas, objetos com lâminas menores que 6 centímetros, fósforos e outros.

Confira tudo no site da companhia aérea antes de viajar.

Add comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atenção: O Passagens Aéreas Nacionais não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de informações sobre viagens, seja passagens aéreas ou promoções. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Passagens Aéreas Nacionais trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições das empresas e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://passagensaereasnacionais.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições das empresas que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Passagens Aéreas Nacionais. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Passagens Aéreas Nacionais se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições das empresas, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos das empresas são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições das empresas e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Passagens Aéreas Nacionais são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Passagens Aéreas Nacionais e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.