Anúncios
Historicamente, a Cidade é uma ótima alternativa para quem quer curtir um clima de serra, sem sair de perto da praia. Confira quatro dos melhores programas em Petrópolis.
Quando pensamos em passar férias no Rio de Janeiro, certamente a referência que instantaneamente vem a nossa cabeça é o verão 40º graus, praia, água de coco e outros estigmas de um descanso em RJ. O fato é que o Estado tem muito mais para apresentar, uma das que mais contribuem com a diversificação de atrações é Petrópolis e suas serras que podem passar dos 10º graus negativos no inverno. Pela alcunha de Cidade Imperial, podemos imaginar a peculiaridade na arquitetura dos edifícios. Restaurantes aconchegantes, trilhas voltadas ao ecoturismo, circuito cervejeiro, tudo isso está no roteiro. Comece a conferir agora cinco programas para todos os estilos.
Anúncios
Museu Imperial
Primeira atração obrigatória em Petrópolis. A antiga residência da família real deve ser aproveitada em todos os seus detalhes, desde o belo jardim até os cômodos ainda muito bem preservados. Além da mobília e dos cristais, é possível dar uma conferida na coroa de D. Pedro II, com uma combinação que quase chega ao número mil entre pérolas e brilhantes, além do cetro de ouro maciço que foi utilizado para coroar D. Pedro primeiro, no ano de nossa independência.
Também no Museu Imperial é possível prestigiar o espetáculo Som e Luz, com uma combinação entre uma cortina d`água, que serve como tela de reprodução, enquanto passagens de nossa história são reproduzidas através da emissão de imagens e sons que remetem ao período dos imperadores. Quinta, sexta e sábado são os dias escolhidos, sempre às 8 das noite.
Circuito cervejeiro
É na Serra do Rio de Janeiro que encontramos algumas das fábricas de cerveja mais famosas de nosso País. Se você é um apaixonado pela bebida, pode selecionar algumas delas para fazer um dia de tour. A Itaipava, por exemplo, é fabricada pelo Grupo Petrópolis. É lá que você pode entender todo o processo de criação, além de participar de uma degustação ao final dela.
A cervejaria Bohemia também oferece uma visita ao museu, com o mesmo acompanhamento de produção e explanação sobre a harmonização dos sabores. Guias turísticos são realizados em datas e horários diferentes, por isso, consulte a equipe de sua hospedagem para verificar as melhores opções. Além delas, há a cervejaria Cidade Imperial e a Buda Beer, com estilos semelhantes de tours.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Uma opção de ecoturismo não poderia faltar em uma das serras mais bonitas em território natural. Você pode optar pelas mais tranquilas e recomendáveis para toda a família, como o Circuito das Bromélias, ou a que nos leva a cachoeira Véu da Noite, ambas com pouco mais do que um quilômetro de comprimento.
Se você é um aventureiro de carteirinha, não deixe de se informar sobre a travessia Petrópolis x Teresópolis, que conta com 42 km que podem ser feitos em três dias de trilha. Sendo assim, não esqueça de levar sua barraca e todo o equipamento para passar bem durante toda a caminhada. Um guia sempre vai muito bem.
Região de Itaipava
A região é considerada um distrito da cidade Imperial, e é parada obrigatória não só em nossa lista de quatro programas em Petrópolis, mas para todos que querem passar alguns dias longe do contato insano e incessante com o resto da sociedade. Correas, Nogueira, Secretário, todos esses subdistritos são ótimas possibilidades para casais, turmas de amigos e descobridores do Brasil afora. Última dica rápida: Se a programação for para o verão, não deixe de conferir uma possível previsão do tempo, além das promoções de passagens. O tempo chuvoso pode atrapalhar alguns planos durante sua viagem.