Anúncios
Muito conhecida pelos turistas que vêm de fora, Ilha Grande se estrutura cada vez mais para receber todos aqueles que buscam um período de descanso (ou nem tanto) no paradisíaco litoral brasileiro.
Que o litoral de nosso País é paradisíaco, todos nós sabemos, não há novidades por aqui. Mas algumas de nossas praias não são tão divulgadas assim, o que na verdade ajuda a manter o aspecto de intocáveis delas. A costa verde do Rio de Janeiro conta com alguns recantos deste calibre, a Ilha Grande é uma delas. Não é tão comum escutarmos falar sobre em sites de viagens e derivados, mas é interessante notar que muitos mochileiros estrangeiros já foram checar por conta próprio essa pérola do litoral fluminense, anexa à Angra dos Reis.
Anúncios
Reunimos algumas das melhores atividades em tópicos com três atividades que você certamente desfrutará em Ilha Grande, já que são várias opções de praias, cachoeiras e passeios. Prepare as roupas de banho, o protetor solar e já comece a procurar suas passagens para o Rio de Janeiro.
Praias para todos os gostos
Entre uma trilha e outra, cachoeiras pelo caminho, o destino final será, quase sempre, aquela praia que você já vislumbrava algum tempo antes de tomar rumo à Ilha. O melhor exemplo aqui é a Praia do Aventureiro.
Chegando pela trilha que segue até o topo da formação rochosa, encontramos o Mirante do Espia e seu característico coqueiro em 90º, umas das marcas registradas da Ilha. Apesar disso, chegar à Praia do Aventureiro por conta própria, através da trilha que pode durar mais de três horas, é um tanto trabalhoso. Vá equipado com tudo que uma boa trilha requer.
A Praia do Aventureiro, obviamente, não é a única opção que encontramos. A que atrais mais movimento, por exemplo, é a do Abraão, por ficar perto do que pode ser considerado o centrinho, com restaurantes e hospedagens.
A Praia do Caxadaço já uma possibilidade menos movimentada, pelo difícil acesso. A Praia da Feiticeira é um verdadeira lagoa, destino obrigatório depois de uma passagem pela Cachoeira da Feiticeira. Existe mais de uma dezena delas por todo a Ilha, por isso, vale a pena consultar as informações na internet e principalmente nas agências e pousadas espalhadas por ela, para deixar anotado todas as que cumprem com o seu gosto.
Lagoas e cachoeiras e ruínas
Não bastassem as praias saídas daqueles filmes com cenários surreais, não são poucas as atrações naturais dentro da própria Ilha Grande, parte fundamental em nossa lista de três atividades para realizar por lá. Uma das mais procuradas é a Cachoeira da Feiticeira e seus mais de 12 metros de queda de água. Apesar disso, o poço que se forma é tranquilo e recomendável para um mergulho, necessário depois de uma trilha que pode durar três horas, caso você decida ir andando desde o centro.
As lagoas azul e verde estão sempre nos planos daqueles que não perdem a chance de realizar um mergulho e contemplar a fauna e flora marinha. São piscinas naturais formadas entre a Ilha Grande e outras ilhas. Seguindo uma trilha bem menos pesada que a da Feiticeira, por exemplo, é possível chegar nas Ruínas do Lazareto, um aqueduto construído no final do séc. XIX, e em um poção ótimo para mergulhos.
Lanchas e Escunas
Como você já deve ter percebido, as atrações naturais não ficam exatamente umas coladas às outras, já que a ilha é uma das maiores do Brasil. Se você tem tempo e disposição física suficientes, aproveite sem medo as trilhas, tomando as devidas precauções, sempre. Caso você precise acelerar um ou outro passeio, considere as lanchas e escunas, ótimos meios de transporte e lazer, que podem ser facilmente contratadas nas agências de turismo. Citamos aqui três tipos de atividades para realizar em Ilha Grande, todas elas bem elementares, mas não pense que acaba por aqui. Vida noturna agitada, restaurantes com comidas caprichadas e hotéis e pousadas dos mais variados estilos estão à sua disposição.